segunda-feira, 16 de julho de 2012

Uma proposta que soa como ofensa.


- A greve na UFABC - 



No inicio foi a euforia das mãos erguidas: a Greve chegava, depois de tantas conversas de corredores e opiniões dispersas em e-mails e redes sociais; era dia 05 de Junho de 2012. Os primeiros dias foram passando, enquanto docentes alunos e funcionários vislumbravam o que era a greve: quais atividades paralisar, como e o que ser em tempos de Universidade Parada. Muitos acreditaram que a entrada da UFABC no movimento traria outra energia ao processo. Afinal, esta era uma universidade símbolo deste governo, que se beneficiou tanto da propaganda da expansão universitária. Quantas vezes não recebemos o senhor Luiz Inácio (LULA) da Silva em nossos câmpus com seu discurso inflamado sobre a importância desta universidade para a região e o país. Talvez, o governo sucessor não compartilhe desta animação Lulistica toda: passamos de cinquenta instituições federais em greve com a entrada da UFABC e, mesmo assim, nada parecia ter mudado na estratégia de nosso governo. Provavelmente, deveríamos ter feito mais perguntas ao nosso “mentor” Lula, em especial, como ser bem sucedidos em greves, com a vasta experiência dele, possivelmente não teríamos chegado à marca de quarenta e dois dias de greve na UFABC e mais de dois meses na contagem das outras federais.

O tempo passou veloz na espera de alguma sensibilização de nosso governo, que ainda deveria ter alguma lembrança do que é uma luta pelos direitos de uma classe; aparentemente, foram mensalões e esquemas escusos demais para restar este tipo de pudor ou consciência.   Fomos taxados de precipitados, fomos largados em um canto escuro da quase total apatia de nossa PresidentA, seus ministros e uma mídia com assuntos de maior popularidade a relatar. Não somos metroviários, médicos ou alguma outra classe de trabalhadores que, ao parar, cause o Caos na cidade. Apenas o conhecimento ficou estancado e alunos tendo que vivenciar um período de ausência de aulas forçado.  O que poderíamos fazer? Houve protestos, houve barulho e quase sempre isso pouco efeito fez em um governo que parece preferir que a Educação não seja mesmo uma prioridade: mentes vazias são sempre mais fáceis de moldar às conveniências politicas! Nem o período de eleições para as prefeituras parecia impor qualquer urgência ao governo, mesmo com um candidato, que foi ex-ministro da Educação, pleiteando o governo de uma das maiores cidades do país.  Creio que consternação é  o que todos nós sentimos ao perceber que nada parecia acontecer e ninguém se importava com isso... Triste realidade de um país anestesiado com tantas barbaridades para prestar atenção ao que tínhamos a dizer.

Até agora a resposta do governo se resumia a um inconveniente silêncio típico daqueles que parecem não ter nada a perder...  Contudo, na sexta feira 13, veio uma proposta de nosso governo (que resisto em chamar de nefasto, apesar de o adjetivo soar bem conveniente para data e ocasião).  A proposta deve ter sido cunhada por publicitários em vez de economistas ou profissionais especializados em educação.  Ela surge com aumentos em letras garrafais que estampam muito bem jornais como Estadão e Folha e parecem ser a solução generosa do governo em sites como G1 e outros.  Contudo, há muitas letras miúdas nesta proposta, que podem passar desapercebidas aos mais desavisados. A NOVA proposta do governo nada mais é que o parafrasear de uma antiga proposta ruim, com algumas pioras. Nem de longe atende as reivindicações da classe, mas é um contrato de escravidão e requisição de nosso silêncio por um período de mais TRÊS ANOS, quando o aumento que prometem não terá nem mesmo ressarcido as nossas perdas com a inflação no período... Ainda pior, é o plano de carreira em que disfarçam o rebaixamento gradual daqueles que se dedicaram ao ensino-pesquisa.  Criaram classes inferiores com salários muito mais baixos, dificultam ainda mais a ascensão do profissional em sua carreira. Se a UFABC já sofre com 35% de concursos para novos professores terminando sem candidatos aprovados, prevejo que isto aumentará muito mais com o tipo de condição que o governo quer impor àqueles que tentarem entrar nas instituições federais.

Igualmente preocupantes são os novos “detalhes” das exigências para progressão na carreira, mesmo daqueles que já fazem parte das Universidades. Além das atividades de extensão e pesquisa, seria necessário um total de 12 horas semanais de aula para requisitar a progressão, ou seja, um bom aumento da carga didática de todos os professores.  Lembro que uma boa aula, não se resume ao tempo que o professor gasta em sala perante os alunos. Existe todo um processo de estudo e preparação que, em geral, leva muito mais tempo que a aula em si.  Tal exigência é um severo sobrepeso à carreira dos professores-pesquisadores, que terão uma redução ainda maior de seu tempo hábil para dedicar a pesquisa.  Obviamente, se os professores tiverem que acatar uma exigência como está, teremos profissionais que além de sobrecarregados, ainda estarão mais frustrados diante dessa jornada de trabalho, o que fatalmente repercutirá na qualidade de suas aulas, bem como de todas as outras atividades universitárias.  

Em especial, na UFABC, com seu peculiar projeto pedagógico e divisão anual distinta, tais exigências tomam ares ainda mais pesados: Uma conta simples, diria que um professor da UFABC em seu trabalho anual deveria arcar com 36 créditos. Atualmente, as contas são feitas com algo em torno de 18 créditos anuais e já não é fácil lidar com a carga didática que temos e nos dedicarmos às atividades de pesquisa e a uma enorme carga de trabalho burocrático a cumprir para colocar nossa Universidade, que ainda está em consolidação, em condições de funcionar adequadamente.  Imagine como ficaremos se a nossa carga didática simplesmente DOBRAR! Se progredir em uma Universidade Federal se tornar algo complicado, na UFABC estaria beirando o impossível; provavelmente, uma anulação quase completa como pesquisador para obter a progressão. Tal preço valeria a pena ser pago? Creio que a grande maioria dos professores diria que não.   Se a proposta do governo for aceita, a UFABC terá que estudar muito bem como seguirá com seu projeto pedagógico e seu cronograma quadrimestral. Muito deverá ser pensado e adaptado para que possamos continuar ou a UFABC  verá um “êxodo de professores, como nunca houve na história deste país” (como diria o já mencionado “mentor” Lula).

Amanhã (17/7), haverá uma assembleia de professores: será discutida a proposta do governo e, provavelmente, votaremos se somos a favor de aceitá-la ou não. Sinceramente, não tenho muita esperança sobre a resposta: Se dissermos NÂO, estaremos caminhando para a continuidade de uma greve sem qualquer previsão de fim contra um governo que, se essa é a melhor proposta que pode produzir: a) não tem qualquer competência para fazê-lo ou b) não tem o menor interesse em evitar o caos no sistema universitário federal. Caso a resposta seja SIM, estaremos assumindo a nossa submissão a um governo que não demostra qualquer respeito para com os professores e nos comprometeremos a ficarmos silenciosos até 2015, o que permitirá a uma relapsa Dilma sua tentativa de reeleição sem resistência de nossa classe. Por fim, o nosso SIM será a anuência que nos contentamos com umas poucas migalhas oferecidas esporadicamente ao longo de três anos, com um rebaixamento de nossa classe e com a criação de um sistema de cruel ironia para o professor-pesquisador tenha qualquer progressão na carreira.   

          Sinceramente, termino este texto com uma amarga frustação ao ver um governo que tão pouco nos valoriza e oferece um acordo cheio de artimanhas e falhas como se fosse obra de divina abnegação.  Começo a pensar que vale a pena atualizar o currículo e refletir sobre uma carreira em outras universidades, até mesmo, particulares, que ao menos não escondem seu jogo com falsas promessas e podem oferecer acordos mais rentáveis. Se este governo mantiver as atuais premissas ao lidar com os professores, o sucateamento do sistema federal universitário é iminente e inexorável.  Os esperançosos e idealistas que me perdoem, mas se continuar assim, eu desejo aos que resistirem boa sorte e que o último ao sair, apague a luz. 


quinta-feira, 28 de junho de 2012

A Cidade nos Penhascos




Do outro lado do mundo, em um lugar que poucos se aventuram, existe uma cidade esculpida nos penhascos. Ninguém mais se lembra qual foi o primeiro desbravador que um dia achou que naquelas pedras duras seria possível construir uma vila.  Porém, muitos o seguiram, homens, mulheres e crianças, que acreditaram que um lar poderia ser elevado naqueles rochedos; uma morada que ousava tocar as nuvens.

Também tiveram muitas perdas nos primeiros anos...  Naquelas terras de alicerces inseguros, alguns dos mais ousados viram suas casas despencando para o profundo azul do mar. Infelizmente, muitos acompanharam suas malogradas construções neste último encontro com o frio fim de um sonho.

Parece estranho que um pai decida deixar a segurança do solo firme da planície pelas incertezas dos penhascos, mas para os que aceitam viver cercados pelas incertezas sempre resta uma recompensa:  Aos criados nas terras de penhascos, o clima, o solo e as necessidades os agraciaram com uma sabedoria que só germina entre aquelas que trilham os caminhos mais árduos.

Em uma altitude que faz o ar ser tão rarefeito, desde a mais tenra idade, se aprendia o valor do respirar. Estavam sempre conscientes de cada simples inspiração e expiração, para aproveitar o máximo desta dádiva tão escassa. Entre as construções sempre haviam traiçoeiras fissuras, que poderiam levar os mais distraídos a um trágico fim.  Os passos precisam ser bem cuidados,  com o tempo mesmo os mais afoitos aprendiam que a segurança não estava na vigília tensa e preocupada do andar, mas em ter a atenção adequada aos tempos e oportunidades da ação e da inação.

Naquela cidade, a vida era dura e a sobrevivência sempre dependia da força da escalada. Porém, os homens daquele lugar aprenderam a viajar para dentro de si mesmos quando lhes parecia faltar a energia que precisavam a sua volta.  Até mesmo quando as companhias deixavam de ser brisa  para soar como tornado, eles sabiam se proteger no abrigo de suas solidões. 

Apesar das dificuldades (ou, talvez, exatamente por elas),  estes habitantes sabiam estar abertos para as dádivas que recebiam da Natureza: o sol da manhã, a beleza de suas paisagens, o apreço da ventos amenos  em dias escaldantes...

A experiência de cada cidadão era mantida em sua memórias. Eles sabiam sentir o seu próprio ser e até mesmo pressentir um ser ainda mais especial que existia na memória do grupo. Quando exigido, estas memórias eram trazidas e utilizadas para dar novo folego a comunidade, mesmo nos dias que a escassez predominava.  

Além disso, também sabiam restringir seus impulsos mais imediatos. A cautela e paciência eram cultivadas com respeito, ainda mais num lugar que um simples escorregão poderia ser o último.  Estes cidadãos viviam em harmonia e podiam controlar seu tempo, sua energia e seu coração, pois conheciam o valor de se afastar de sua pretensa intelectualidade e emoções superficiais, na busca de algo mais profundo e, ao mesmo tempo, mais elevado: uma sabedoria adquirida no observar do contato do oceano com os grandes penhascos.

O único aparente prejuízo para aqueles bravos moradores dos penhascos era a dificuldade em visitar e conviver com os habitantes das planícies, que esqueceram a arte de observar os céus e se contentavam com a inércia de permanecerem sempre no mesmo plano.  Para um andante dos penhascos, a planície era sentida de forma densa e pesada, terra daqueles que viviam com um horizonte tão limitado e, mesmo assim, consideravam-se donos da vastidão (Essa era só uma das muitas insanidades dos moradores das planícies). Mesmo assim, os senhores dos penhascos mantinham o hábito (e esforço) de visitar as planícies em busca daqueles que, com um ar oprimido e um olhar furtivo em busca dos céus, mostravam o anseio por novos ares. Era trabalho daqueles que vinham dos penhascos, reconhecer estes deslocados moradores das planícies e levá-los para a sua cidade nas alturas, dando-lhes a chance de encontrar o novo que tanto ansiavam.  Assimera a vida daqueles que dominaram a arte de viver nos penhascos.


terça-feira, 29 de maio de 2012

Expectativas




Na semana passada, um post meu sobre a UFABC gerou certa polêmica. De fato, não meu post especificamente, minhas palavras não eram quase nada polêmicas: apenas minhas impressões sobre a Unificação das Disciplinas.  O centro da polêmica foi o comentário de um ex-estudante da UFABC. De certo modo, um depoimento bem escrito de alguém que não encontrou o que buscava na UFABC e uma declaração de ter ficado bem melhor ao desistir desta Universidade e ingressar em uma Particular, cujo nome não foi citado.  Pessoalmente, eu me sinto feliz por este ex-estudante, nem sempre é fácil se encontrar verdadeiramente ou se sentir satisfeito com aquilo que se possui. Contudo, não creio que se possa considerar que a UFABC seja a culpada de sua experiência não bem sucedida.

Este depoimento me fez refletir sobre Expectativas, ainda mais em uma semana de reinício de aulas e a recepção dos ingressantes.  A UFABC recebe mais de 1500 alunos em seus cursos de BC&T e BC&H, cada um desses carrega uma visão prévia do que espera ser a sua nova vida acadêmica, social e pessoal devido a sua entrada em nossa Universidade. O que será que buscam estes alunos: informação, conhecimento, sabedoria, camaradagem, festas, eventos sociais, diversão? Obter uma formação para segurança financeira ou realização pessoal ou, talvez, algo mais etéreo como Felicidade?

Apesar de não parecer ser um assunto correlato, R. Feynmam depois de refletir sobre o porquê de sentirmos que a Física Quântica é tão estranha diante de nossa percepção clássica (convencional) da realidade, cunhou uma frase que considero brilhante: “A ‘estranheza’ é apenas o conflito entre a realidade e nosso pensamento do que a realidade deveria ser.” Acredito que uma grande parte de nossas frustrações, em especial em relação a nossas vidas acadêmicas, está associada a essa persistência que temos em “exigir que a realidade seja da forma que desejamos”.

Assim, um bom exercício a ser feito é o de observar o que está a nossa volta e aproveitar a realidade em que estamos imersos, sem tanto anseio que seja exatamente como gostaríamos. Não deveríamos menosprezar o prazer que as surpresas da vida podem nos trazer. Sempre tentamos controlar a situação e forçar a “vida” a seguir designos que impomos por meio de nossas agendas e planos elaborados. Grande engano imaginar que “ela” aceitaria isso tão passivamente. Ao interagir com o que há a nossa volta, no mínimo, somos tão modificados quanto modificamos.  Talvez, esta seja mais uma das minhas Alusões Quânticas da Vida (A.Q.V.) que o “observador (controlador) é apenas ilusoriamente separado daquilo que observa (controla) – as interações são inevitáveis e quase sempre levam a resultados inesperados"; não porque sejam bizarros ou algo assim, mas apenas porque raramente refletimos sobre o que de fato a realidade é, costumamos preferir nos acomodar com a imagem de como gostaríamos que ela fosse.

Nesta semana, o segundo quadrimestre da UFABC se iniciou, mesmo sob o fantasma de uma possível parada iminente devido a uma provável greve. Entramos em sala de aula, alunos e professores, com grandes expectativas, talvez, alguns de nós tão frustrados como aquele aluno do comentário estava, antes de se impor uma mudança de realidade.  Sinceramente, espero e desejo que essa não seja a nossa verdade, que iniciemos um bom quadrimestre e possamos encarar a realidade que esta a nossa volta, em especial, que possamos aceitar as modificações que nossas realidades nos impõem e possibilitam. Afinal de contas, em geral, nós temos apenas aquilo que merecemos. 





domingo, 20 de maio de 2012

Ostras e Pérolas


Em memória da minha Vó  Tilia 


Conta-se que as pessoas de uma pequena ilha se especializaram na arte de produzir as mais belas pérolas que já se viu. Os homens e mulheres encarregados de tal tarefa eram conhecidos como os Cultivadores de Ostras. Tal atividade necessitava de uma grande disciplina e paciência, ainda mais sabendo que produzir pérolas dependia mais da boa vontade das ostras do que do serviço de homens ou mulheres.

Os cultivadores procuravam regiões de enseada de sua pequena ilha com o mar calmo e ondas mansas e colecionavam as ostras em longas fileiras presas em região rasa, na qual as ostras poderiam obter seu alimento facilmente. Contudo, o segredo das mais belas pérolas residia na arte de impor um ‘tormento’ que incomodasse muito a ostra, mas não causasse dano ao ponto de levá-la a morte. O cultivador separava pequenas pedras irregulares e, delicadamente, abria cada ostra e lá depositava o pequeno infortúnio sobre a carne macia. Após a ostra fechar, o cultivador esperava que esta resolvesse seu incomodo da maneira que elas costumam lidar com seus problemas: madrepérola.

Para livrar-se da dor e da irritabilidade daquela pedra ferindo seu âmago,  a ostra produzia madrepérola e devagar, mas constantemente, ia recobrindo a pedra que nela foi inserida. Camada a camada, a ostra torna aquele incomodo em uma esfera (quase sempre perfeita) que era o objetivo e ambição dos cultivadores. Enquanto o trabalho era feito pela ostra, cabia aos homens esperarem os tempos que a natureza impõe aos seus processos.

Aquela comunidade da pequena ilha não apenas vivia do trabalho com as ostras, mas também aprendia com elas. Assim, os sábios cultivadores ensinavam aos  mais afoitos e jovens que o cultivar está na arte de escolher as pedras na medida certa que a ostra possa suportar e resistir. Aqueles que cultivam a paciência e a superação diante dos mais persistentes incômodos (infortúnios), por fim, podem ser laureados com as mais belas pérolas. 

sábado, 19 de maio de 2012

Unir e Ficar




Depois de um longo período de ausência no meu blog devido às urgências de um quadrimestre atarefado e às boas surpresas da vida, estou de volta ao meu hábito de relatar e descrever minhas vivências.  Como não posso resistir, vou comentar de algumas impressões sobre minha adorável Universidade em Consolidação: UFABC.

Aqueles que acompanham meu blog, bem sabem que sou de um grupo de inquietos que tenta entender em termos práticos o que é ser UFABC e como fazer para que ela funcione.  No primeiro quadrimestre deste ano, eu tive a oportunidade de ser o coordenador de laboratório de Fenômenos Térmicos (eu havia sido o coordenador de F. Mecânicos no anterior). Aceitei esta responsabilidade pela oportunidade de auxiliar na Unificação  da Disciplina: Um grande número de professores cumprindo a mesma ementa e aplicando as mesmas provas (a parte teórica e a prática do curso compartilharam das mesmas avaliações , que eram corrigidas por um grupo de professores (um mesmo critério para todas as provas independente do professor da turma). Todo esse esforço em prol de obter uma maior homogeneidade e, segundo o que acreditamos, mais justiça para os 1400 alunos matriculados no curso.

Um dos primeiros sinais positivos da Unificação foi um baixo nível de trancamentos nas turmas, em especial, naquelas em que as aulas eram ministradas pelos professores considerados “difíceis” (no jargão UFABCeano: Cavaleiros do Apocalipse).  Outro fator, foi observar a anuência de muitos professores que também acreditaram na unificação e, até mesmo, a minoria que discordava (por suas questões pessoais) aceitou trabalhar neste esquema num belo exemplo de trabalho de equipe e senso de democracia.

Obviamente, nem tudo foi um mar de rosas, ou melhor, talvez até tenha sido, o problema é que sempre esquecemos que as rosas carregam além da beleza e aroma, muitos espinhos com os quais temos que lidar. Tivemos problemas durante o processo de Unificação. Sabemos que em alguns aspectos que não foi como esperado e fizemos o possível para que nossos erros não afetassem os alunos. Temos a humildade de admitir nossos erros, e a  perspicácia para aprender com eles: sabemos muito bem no que precisaremos sermos melhores e como faremos nos próximos quadrimestres. Obviamente, todo sistema em implementação sobre de algumas falhas operacionais. É muito difícil prever todas os possíveis problemas que podem acontecer, ainda mais em uma Universidade que o ser diferente é a norma do convencional .

Pessoalmente, acredito que a experiência foi boa e precisa ser repetida, o saldo final da unificação foi positivo e acho que este sistema foi apreciado por muitos. Contudo, ninguém precisa acreditar em minhas palavras,  geramos muitos dados, incluindo avaliações feitas pelos alunos e professores envolvidos, que estão sendo compilados e serão apresentados à comunidade da UFABC para que a decisão pela Unificação das Disciplinas seja tomada não motivada por “achismos” ou “ideologias pessoais” (como as minhas rsrs),  mas por uma reflexão conjunta de todos na busca de um sistema, que além de ser eficiente em termos práticos, esteja sempre fundamentado na busca pela Excelência na formação de nossos estudantes. 

domingo, 11 de março de 2012

Um Cordel da Física


Sempre gostei de Literatura de Cordel, seu ritmo, sua criatividade... Muitas histórias de homens espertos que desafiam e superam desafios. A algum tempo atrás, escrevi este aqui, que é uma certa homenagem a um grande cientista e pensador. Porém, não havia surgido uma oportunidade adequada para 'divulgar'. Não sei se ainda é atual, mas na falta de texto melhor para hoje, mando este e espero que os leitores deste blog apreciem. 

Einstein que a luz domou e a ele 
(quase provavelmente) ninguém superou.


Vou contar para vocês a história de um caboclo pensador
Uma criatura com cérebro de aço
Que até domou as curvas do espaço
Fez o tempo ser seu seguidor
Einstein era seu nome 
E confundiu os miolos de muito homem
Com suas ideias avançadas
Para além das ciências que eram, até então, domadas
Esse homem viu que tudo era relativo
E assombrou mesmo o cidadão mais altivo
Disse que luz é a coisa mais rápida
E nada mais rápido que luz pode correr
Nem os potros mais arredios
Nem os trens mais esbaforidos
Nem o saber da informação
Mais rápido que a luz  se vão.

Muitos tentaram a Einstein contradizer
Com seus aparatos experimentais incrementados
Cuspindo neutrinos endiabrados
Recusavam-se ao limite da velocidade da luz reconhecer
Muita discussões e complicados falatórios
Nos jornais, tvs, internet e laboratórios 
Mas um mal contato de um cabo foi o vilão
Da quase superluminal descoberta que se perdeu em vão.

Lá do céu, Einstein, juntinho de Deus
Ria daqueles que a Relatividade tentaram desafiar
Só uma tristeza em seu coração ardeu
Deus, brincalhão, toda a eternidade aos 'Dados jogar'
Desculpe-me, Sr. Einstein, mas sobre a Mecânica Quântica
Não deu para o senhor como sempre acertar
As probabilidades de tudo é com o que o Universo fica
Assim, o provável e o aleatório estão a nossa volta a reinar

Mesmo assim, lá vai o caboclo pensador, domando os céus montado num raio de luz,
Dobrando espaços e buscando a TEORIA DE TUDO que a muitos seduz.


domingo, 4 de março de 2012

Quanto dura um BC&T.



Uma das perguntas mais comuns dos ingressantes de qualquer Universidade é ‘Quanto tempo realmente se leva para terminar o curso?’ Algo bem natural, uma vez que cada curso tem uma duração bem definida nos manuais entregues aos estudantes, mas que nem sempre corresponde a realidade. O fato de ter conseguido ser aceito em uma Universidade não garante que você a deixará no tempo sugerido com um diploma. A evasão é uma questão ainda muito séria em qualquer Universidade e bem crítica para  a nossa UFABC, que ainda é uma Universidade em consolidação.  Entretanto, mesmo para os alunos que não desistem, o ‘fim da graduação’ pode se mostrar muito mais distante do que se imaginaria no começo do curso.

A UFABC tem apresentados grandes avanços se considerarmos que ainda é uma Universidade tão jovem. Tivemos muitos alunos formados no BC&T e alguns em quase todos os outros cursos pós-BC&T (bacharelados, licenciaturas e engenharias). Se considerarmos que o curso de engenharia deveria durar 5 anos, e a universidade tem apenas um pouco mais que isso, nem parece tão ruim. Contudo, os números ainda são muito baixos comparados com a quantidade de alunos que ingressam todos os anos. Considerando uma matemática bem simplista, se ingressam 1500 alunos por ano no BC&T, deveria  ser esperado que uns 1000 alunos concluíssem o curso todo ano (usei uma extrapolação simples de uma distribuição gaussiana...). Não tenho os números exatos de quanto estamos formando, mas com certeza deve ser algo bem mais baixo que isso.  Um número baixo de alunos formados no tempo ideal também afeta o orçamento que é recebido pela Universidade, ou seja, até mesmo para uma manutenção sadia e obter um montante justo de recursos devemos apresentar números reais que nossos alunos possam cumprir. Existem diversas questões para se considerar sobre um tempo mais longo na formação dos estudantes da UFABC. Entretanto, uma primeira questão a ser colocada é definimos as durações dos cursos em números factíveis, quero dizer, será que dizer que um aluno deve se formar no BC&T em 3 anos é uma expectativa viável? Do mesmo modo, será que uma aluno que só pode cursar suas disciplinas no noturno pode realmente se formar em uma engenharia em 5 anos? 

Da maneira como as grades são montadas na UFABC, alunos do diurno e noturno não possuem qualquer distinção em relação a demanda de créditos sugerida por quadrimestre. Alunos do diurno e noturno possuem habilidades similares, porém suas vivencias da universidade costumam ser bem diferentes e, assim, também deveriam ser as exigências em relação ao ritmo de seu curso. Considere um aluno do noturno que trabalhe de segundas as sextas das 7:00hs às 17:00hs.  Na UFABC, este aluno deverá estudar de segunda a sexta das 19:00hs às 23:00hs e aos sábados. Se este estudante conseguir fechar uma grade completa, ele poderia cursar 28 créditos em um quadrimestre. Contudo,  este aluno estaria sobrecarregado  e teria apenas o domingo livre para estudar todas as matérias que estaria cursando e para assuntos de sua vida pessoal, quem sabe algum descanso. Não se pode esperar que os alunos tenham um bom desempenho com uma carga horária dessas. A maioria das outras universidades possuem grades distintas e tempos de formação mais longos para  os estudantes do noturno, devido a sua óbvia limitação de tempo. 

Creio que a UFABC deve examinar com cuidado as grades de horários sugeridas, bem como evitar otimismos não realistas.  Não se deve estipular missões inviáveis a maioria dos estudantes e esperar que eles se desdobrem em soluções distorcidas para cumprir estas missões. Para os alunos é bastante frustrante sentirem que estão atrasados em sua formação e, muitas vezes, uma ação desesperada para ‘ficar em dia’ é um aumento ainda maior da carga quadrimestral, que para muitos pode levar a fracassos e ainda maiores atrasos que podem chegar a um efeito avalanche nada bom para o estudante. 

Além dos problemas que qualquer Universidade enfrenta, a UFABC possui outros aspectos que afetam bastante esta conta para se pensar em ‘conclusão de curso’. Um deles é que um aluno da UFABC pode fazer até 4 cursos ao mesmo tempo (um BI e mais 3 pós-BI) e cursar tantas matérias quanto queira de quaisquer outros cursos. Isso complica bastante a 'contabilização' de quanto um aluno cumpriu de seus cursos e quão próximo está da conclusão. Além disso, existe a ausência de pré-requisito que, em um primeiro momento,  parece ser um fator para acelerar a formação dos estudantes. Afinal, ele não precisaria ter feito uma matéria X para fazer uma Y. Contudo, em realidade, uma matéria Y realmente depende do conhecimento da X e, assim, o aluno pode ser reprovado na matéria Y (por ausência do conhecimento que já deveria dominar) ou, mesmo que passe, a ausência daquele conhecimento pode afetar mais gravemente a formação do estudante em disciplinas futuras e até mesmo atrapalhar fortemente o seu avanço no curso.  Por exemplo, um aluno que não domine as ferramentas básicas do cálculo com certeza terá problemas recorrentes ao realizar as diversas disciplinas de um curso em engenharia.

Não acredito que toda essa Liberdade da UFABC precise ser podada de qualquer forma, se for garantido  ao estudante o conhecimento claro das opções das disciplinas (atenção especial às sugestões apresentadas nas ementas) e exigida responsabilidade pelas escolhas feitas. Acima de tudo, o aluno deve ter plena consciência das consequências de cada decisão tomada.  A UFABC oferece liberdade de escolha, mas o  estudante deve saber que ao usar essa liberdade, ele poderá tornar seu curso ainda mais longo.  Quando se diz que o BC&T tem duração de 3 anos, isso quer dizer apenas que um aluno que seguir a grade como oferecida, sem desvios e reprovações, conseguirá cumprir todos os créditos neste período com alguma folga. Contudo, o aluno pode optar por experimentar mais e tentar outros caminhos e tais desvios tomarão tempo.  As decisões não são simples, um BC&T mais longo não é necessariamente ruim, da mesma forma que, por vezes, caminhos mais longos podem ser bem mais instrutivos e proveitosos que cortar por atalhos.  Sartre cunhou a expressão “estamos todos condenados a liberdade”,  isto deveria ser bem evidente aos alunos da UFABC, que se defrontam com as escolhas de que formação terão quase todos os dias. Acima de tudo, adquirir a responsabilidade para lidar com a própria liberdade pode ser bem difícil, mas não adquirir tal responsabilidade pode levar a um resultado ainda pior: um desperdício muito maior de seu tão valioso tempo.