sábado, 19 de maio de 2012

Unir e Ficar




Depois de um longo período de ausência no meu blog devido às urgências de um quadrimestre atarefado e às boas surpresas da vida, estou de volta ao meu hábito de relatar e descrever minhas vivências.  Como não posso resistir, vou comentar de algumas impressões sobre minha adorável Universidade em Consolidação: UFABC.

Aqueles que acompanham meu blog, bem sabem que sou de um grupo de inquietos que tenta entender em termos práticos o que é ser UFABC e como fazer para que ela funcione.  No primeiro quadrimestre deste ano, eu tive a oportunidade de ser o coordenador de laboratório de Fenômenos Térmicos (eu havia sido o coordenador de F. Mecânicos no anterior). Aceitei esta responsabilidade pela oportunidade de auxiliar na Unificação  da Disciplina: Um grande número de professores cumprindo a mesma ementa e aplicando as mesmas provas (a parte teórica e a prática do curso compartilharam das mesmas avaliações , que eram corrigidas por um grupo de professores (um mesmo critério para todas as provas independente do professor da turma). Todo esse esforço em prol de obter uma maior homogeneidade e, segundo o que acreditamos, mais justiça para os 1400 alunos matriculados no curso.

Um dos primeiros sinais positivos da Unificação foi um baixo nível de trancamentos nas turmas, em especial, naquelas em que as aulas eram ministradas pelos professores considerados “difíceis” (no jargão UFABCeano: Cavaleiros do Apocalipse).  Outro fator, foi observar a anuência de muitos professores que também acreditaram na unificação e, até mesmo, a minoria que discordava (por suas questões pessoais) aceitou trabalhar neste esquema num belo exemplo de trabalho de equipe e senso de democracia.

Obviamente, nem tudo foi um mar de rosas, ou melhor, talvez até tenha sido, o problema é que sempre esquecemos que as rosas carregam além da beleza e aroma, muitos espinhos com os quais temos que lidar. Tivemos problemas durante o processo de Unificação. Sabemos que em alguns aspectos que não foi como esperado e fizemos o possível para que nossos erros não afetassem os alunos. Temos a humildade de admitir nossos erros, e a  perspicácia para aprender com eles: sabemos muito bem no que precisaremos sermos melhores e como faremos nos próximos quadrimestres. Obviamente, todo sistema em implementação sobre de algumas falhas operacionais. É muito difícil prever todas os possíveis problemas que podem acontecer, ainda mais em uma Universidade que o ser diferente é a norma do convencional .

Pessoalmente, acredito que a experiência foi boa e precisa ser repetida, o saldo final da unificação foi positivo e acho que este sistema foi apreciado por muitos. Contudo, ninguém precisa acreditar em minhas palavras,  geramos muitos dados, incluindo avaliações feitas pelos alunos e professores envolvidos, que estão sendo compilados e serão apresentados à comunidade da UFABC para que a decisão pela Unificação das Disciplinas seja tomada não motivada por “achismos” ou “ideologias pessoais” (como as minhas rsrs),  mas por uma reflexão conjunta de todos na busca de um sistema, que além de ser eficiente em termos práticos, esteja sempre fundamentado na busca pela Excelência na formação de nossos estudantes. 

8 comentários:

  1. Eu era um fã incondicional da UFABC.

    Um belo dia, depois de anos nela, descobri que meus amigos que queriam ir pro mercado de trabalho sempre perdiam as vagas para os candidatos de outras universidades: eles não reprovavam várias disciplinas por terem pego professores que não sabem cobrar em nível adequado e por isso tinham uma exata previsão de formatura; eles não precisavam virar noites e fins de semana estudando em nível desnecessário coisas que não durariam na memória mais do que uma semana após a prova e por isso tinham uma vida com menos stress e maior produtividade nos processos seletivos; pelos mesmos motivos eles tinham tempo para se dedicar a organizações estudantis, de intercâmbio, políticas, etc, que acrescentavam vivências e experiencias práticas à formação deles; e eles também não precisavam esperar anos até ter os créditos necessários para concorrer a essas vagas, pegando experiencias profissionais logo no início de suas formações.

    Então reparei nos meus amigos que queriam vida acadêmica. Eles não conseguiam bolsas Fapesp por terem reprovado várias disciplinas; eles se matavam de estudar e tinham aquele CR >2 que é de tão poucos alunos na UFABC, mas que fora dela é uma média 50% que não impressiona ninguém; não podiam mergulhar a fundo no trabalho do laboratório por estarem em semana de provas difíceis permanentemente; e nem podiam viajar para congressos importantes para suas formações para apresentar suas pesquisas porquê perder 3 ou 4 dias de aulas implicaria perder o fio da meada de todas as matérias e ter de contar com sorte na hora de pedir à algum dos que se acham semi-deuses que dessem reposição de provas ou trabalhos perdidos; e tudo isso culminava em posições ruins em seleções de programas de pós-graduações, quando não culminavam em reprovações em massa que minavam qualquer sonho de ser um pesquisador.

    A meses fiz um emprestimo pelo FIES e hoje estudo em uma boa particular. Tenho uma boa bolsa de estágio em uma multinacional importante que me permite viver confortavalmente, publiquei artigos em congressos científicos que me garantem uma boa possição em um processo seletivo para mestrado, viajo nas minhas férias de 1 ou 2 meses, saio a noite no meio e fins de semanas, e ainda tenho tempo para o curso de inglês e a acadêmia.

    E sempre que alguém vem me perguntar sobre a UFABC, digo e repito tudo acima, e me certifico de que eles não serão parte da massa de frustados daquela que eu já considerei a melhor universidade do mundo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá

      Ainda sou fã da UFABC! E acredito.

      Aceito sua opinião sobre a UFABC, não sei quando parou de estudar lá, mas tenho uma visão muito diferente.

      Conheço pessoas de diversas outras universidades que assim como os alunos da UFABC ficam estressados e perdem suas noites estudando, acredito que todo esse estresse com provas e em busca de mérito não seja exclusividade da UFABC.
      Também conheço diversos contra exemplos das situações que foram citadas,conheço muitas pessoas que nunca reprovaram uma disciplina, muitas pessoas que conseguiram bons estágios nos quais foram prestigiados pelos seus conhecimentos, além disso conheço diversas pessoas com bolsa fapesp seja de IC, mestrado ou doutorado direto.
      E ainda que aconteçam as reprovações não acredito que isto possa impedir o sucesso profissional de alguém, visto que conheço pessoas brilhantes com currículos profissionais brilhantes que já passaram por isso.

      Apesar de tudo acredito e concordo que ainda existem muitas coisas a serem aperfeiçoadas para atingir excelência.

      Olá

      Ainda sou fã da UFABC! E acredito.

      Aceito sua opinião sobre a UFABC, não sei quando parou de estudar lá, mas tenho uma visão muito diferente.

      Conheço pessoas de diversas outras universidades que assim como os alunos da UFABC ficam estressados e perdem suas noites estudando, acredito que todo esse estres com provas e em busca de mérito não seja exclusividade da UFABC.
      Também conheço diversos contra exemplos das situações que foram sitadas,conheço muitas pessoas que nunca reprovaram uma disciplina, muitas pessoas conseguiram bons estágios onde foram prestigiados pelos seus conhecimentos, além disso conheço diversas pessoas com bolça fapesp seja de IC, mestrado ou doutorado direto.
      E ainda que ajam reprovações não acredito que isto possa impedir o sucesso profissional de alguém, visto que conheço pessoas brilhantes com currículos profissionais brilhantes que já passaram por isso.

      Sem suor e sem trabalho nenhuma obra é terminada.

      Excluir
  2. Discordo totalmente de você,

    Faço a UFABC, pois acredito que ela pode ser a melhor universidade do mundo, acredito que ela tem um potencial enorme. Como tudo que é novo, temos problemas gerados em virtude disso, a UFABC é um modelo novo de universidade, um modelo novo de ensino, que é dificil de ser aceito pela sociedade que prefere seguir com uma linha tradicional de manter o que já se tem... O que vejo hoje, e cada vez mais alunos que conseguem seus estágios, o número de formandos é baixo, eh! A UFABC é facíl? Não!

    Sou aluno de uma universidade que quebra as barreiras do tradicionalimo, aonde um químico estuda computação, um biológo estuda Física, e vice-versa. Acredito realmente que ocorrem problemas na forma de avaliação, que vários pontos do projeto pedagógico não são realizados como deveriam ser. Mas como o próprio professor que fez esta postagem, nem tudo é um MAR DE ROSAS.

    Falando um pouco mais, fui aluno de escola pública, e como a UFABC adota o ENEM, consegui estudando por conta própria ingressar na UFABC, sem fazer cursinho. Trabalhei pelos 4 primeiros quadrimestres, e realmente não é Facíl, reprovei? REPROVEI. Mas ao mesmo tempo aceitei o desafio, estudei madrugadas, finais de semana, feriados, tenho um CR relativamente bom, hoje, faço iniciação cientifica, e pretendo ingressar no meio acadêmico, vai ser facíl? NÃO! Mas nada é facíl na vida!!

    Não estou desmerecendo seu comentário, mas tenho uma opinião diferente.

    ResponderExcluir
  3. Quem não aguenta bebe leite!!
    Vai pra particular msmo!!

    ResponderExcluir
  4. Quem não aguenta, vai pra unip... eles estão te esperando!

    Se formar em engenharia em uma universidade pública é pra pouquíssimos...

    Engula sua derrota!

    ResponderExcluir
  5. Pra quê descer a esse nível?
    O comentário do cara foi sensato na maior parte do tempo.
    É mais um relato de uma convivência em um ambiente em que mais da metade das pessoas demoram um bom tempo para se adaptar.
    Os julgamentos não fazem sentido

    ResponderExcluir
  6. Concordo plenamente com o último comentário!

    "Pra pouquíssimos", é ter a coragem de falar o que ele falou e sentiu e não simplesmente tentar humilhar 'anonimamente'.

    ResponderExcluir
  7. Concordo com o que o rapaz desabafou ai...
    Mas tbm cabe coragem a ele que a maior parcela de "fracasso" não se adptar é do aluno e não da faculdade!!

    ResponderExcluir