sexta-feira, 29 de abril de 2011

Metal por toda parte, coração em lugar algum.




"Do you suppose Oz could give me a heart?", asked Tin Man. "Why, I guess so," Dorothy answered. "It would be as easy as to give the Scarecrow brains."

Hum.... Ter um coração é tão fácil quanto ter um cérebro?!? I'm not so sure. Lembro-me, muito pequeno, de ouvir de meu pai: "Homem não chora"; que, basicamente, significa homem NÃO SENTE! Não culpo meu pai pelas suas palavras, ele apenas me ensinava o que aprendeu de seu pai, que aprendeu de seu pai, que aprendeu de seu pai, que aprendeu de seu pai... e está linha vai longe até, provavelmente, o primeiro homem. 

É difícil sentir, melhor é pensar que não se sente. Transformar todo desejo, vontade, anseio em objetivo claro e bem argumentado... Não fazemos porque sentimos que devemos fazer, mas porque é o mais lógico a ser feito; RACIONAL! Algumas mulheres podem dizer "os homens de hoje em dia estão mudando; são mais conectados com seus sentimentos". Isto é pura balela! Alguém deve ter contanto para eles que isto era uma ótima "jogada" para "pegar" mulher... rsrsrs No fundo, somos todos homens de lata! Mas isso não é um atributo exclusivo ao gênero masculino, há inúmeras mulheres de latas também (Bem como qualquer outro gênero que considere mais politicamente correto mencionar... A 'Latidade' independe de gênero.). Vivemos tempos de cidades de Concreto e pessoas de Lata. As poucas sensações que nos permitimos também são as enlatadas; aquelas de fácil consumo: compra, troca e venda. 

O personagem de hoje é o Tin Man (o Homem de Lata). De todos os personagens, é o meu favorito, me identifico muito com ele e seus dilemas e anseios. Ao menos, eu me identificava antes; agora, preciso pensar mais sobre isso. De qualquer modo, nosso Tin Man não possui CORAÇÃO e esta ausência o faz SOFRER...  Hum, sinto uma certa incoerência aqui!?! 

De qualquer modo, se a insana idéia do Scarecrow de conseguir um cérebro fazia algum sentido; por que não desejar um coração? Provavelmente, o Tin Man teria ficado cheio de esperança, se tivesse um lugar para colocá-la. Ele seguiu adiante porque possuia um sonho e uma dica de qual direção tomar para alcançá-lo; passos largos para Emerald City!

Pense bem, quando não se tem um deles (cérebro ou coração) é fácil tentar conseguí-lo. O difícil é quando se tem AMBOS, mas é necessário deixar UM deles para trás. Isto sim, doí. Quase todos nós precisamos fazer este tipo de escolha em algum momento (Os mais azarados, o tempo todo =/). Olhar de frente, EMOCIONAL e RACIONAL, e optar por um deles, pois quase sempre eles levam a direções diferentes, frequentemente, opostas. Escolhemos porque é preciso! Na vida nos tornamos Scarecrow ou Tin Man; vagando pelo mundo e deixando parte de nós para trás. Todo sonho tem seu preço, o que é preciso saber é se você está disposto a arcar com as despezas.

Voltei a ler "The Wonderful Wizard of Oz", quero lembrar qual o destino de cada um deles. Quanto ao meu... ainda é uma história sendo escrita e estou tentanto manter todas as minhas partes juntas rsrsrs. Porém, independente do que for necessário deixar para trás, ainda é imprescindível seguir adiante. Isto é uma VERDADE para todos nós.



Nenhum comentário:

Postar um comentário