domingo, 21 de abril de 2013

Comentários de um marinheiro mais experimentado


(imagem obtida na comunidade da UFABC no Facebook) 

Amanhã, as aulas da UFABC serão retomadas. Devido a greve, iniciamos o ano letivo de 2013 só no dia 22 de Abril.  Em um domingo parecido com o de hoje, há uns 2 anos atrás, eu escrevia um texto endereçado aos ingressantes: “Aviso aos jovens navegantes” (http://fisicoemcubos.blogspot.com.br/2011/05/aviso-aos-jovens-navegantes.html). Naquela época, eu tinha apenas um ano de UFABC. Hoje, conto com mais de 3 anos de vivência nesta Universidade. Pode parecer pouco ainda, mas para uma universidade com apenas seis anos, isso já significa bastante história. Eu poderia até dizer que já sou um marinheiro experimentado no navegar desta Universidade em Consolidação.  Ainda há muito o que aprender, como qualquer marinheiro, eu já sei que só se para de aprender quando se alcança a última viagem e, com a benção de Poseidon, o bom marinheiro deixa de guiar e aceita embarcar aos cuidados de Caronte para os Elísios.

Em boa parte, acho que ainda me mantenho fiel ao ponto de vista que eu tinha naqueles dias. Sinceramente, ainda acredito nos três conselhos que dei: i) Aproveite tudo o que a UFABC te oferece; ii) Aprecie a estrutura da UFABC que é mais familiar que institucional; iii) Seja aberto ao novo, mas tenha foco. Entretanto, aviso que todos estão diferentes hoje em dia. Os professores, de um modo ou de outro, se aclimatando ao desafio diário de “carregar, afinar e tocar o piano ao mesmo tempo”. Os alunos já se depararão com uma Universidade um pouco mais construída e, portanto, com relações já não tão familiares, até temos dois câmpus e, talvez, mais um vindo.  Todos tiveram seus desalentos, em especial, com a greve que deixou mais claro que não somos tão diferentes das outras universidades federais. Designos de uma Universidade que nasceu com espírito grande, quando nem corpo tinha e que, agora, ainda se estranha com o corpo que esta sendo consolidado para confinar tal espírito.

Além dos conselhos do texto anteriore, eu gostaria de acrescentar mais dois que ficaram mais importantes ao longo destes três anos:

Aceite que a liberdade está sempre atrelada a responsabilidade: A UFABC encanta aos mais jovens com sua promessa de liberdade ilimitada, ainda mais nesta fase da vida, que para muitos é tempo de deixar os pais e alçar voos mais elevados. Entretanto, não esqueça do trágico Ícaro, que encantado com o seu voo, não percebeu que o sol derretia suas asas e a queda foi o seu destino inevitável. Você não deve esquecer que sempre há um preço em ser livre: Você é responsável por todas as escolhas feitas e consequências decorrentes delas.  Tenha a intenção e o objetivo claro para cada decisão que tomar, disciplina que cursar, grupo a que se associar.  Tente se ver no futuro, pense o que isso fará por você daqui uns 5 anos...  Pode soar muito pragmático,  mas é melhor que ser apenas impulsivo.
   
Acredite em seu potencial, mas não menospreze suas limitações: É importante acreditar em si mesmo e usar os talentos que já possui ao seu favor. Ir um pouco além, sempre pode ser útil. Porém, você não é invulnerável, é preciso saber qual o seu limite. O quanto antes você souber qual o peso do “fardo” que é capaz de carregar, melhor será sua vivencia universitária. A vida é melhor quando vivida em equilíbrio: você precisa estudar, dormir, se alimentar adequadamente, se divertir e se relacionar com as pessoas. A universidade oferece infinitas opções para diversas destas atividades.  Não esqueça de se cuidar em todos os sentidos, muitos alunos se esquecem disso e adoecem ou desanimam... Depois tem grande dificuldade para se "curar" de suas mazelas e se acertar  em seu caminho. Lembre-se: “Aprenda com o erros dos outros, para que os seus erros não se tornem um exemplo para os outros”.

Por fim, a Universidade tem muito a oferecer e não se esqueça das boas razões pelas quais você decidiu estar na UFABC. Por vezes, esta é a única luz para te guiar nos momentos mais escuros da vida UFABCiana.  Um grande inicio de primeiro quadrimestre e ano letivo de 2013 para todos nós. Que possamos tornar a Universidade sempre melhor e melhor, enquanto também nos melhoramos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário