terça-feira, 14 de junho de 2011

Em Nome do B, do C & do T




Hoje ocorreu o debate entre as duas chapas para a coordenação do Bacharelado em Ciência e Tecnologia (o nosso tão famoso BC&T). Ouvi o que as duas chapas concorrentes disseram e pareceu-me bem condizente. Todavia, confesso que o que me impressionou não foram as posições destas chapas, mas uma quase total apatia da comunidade UFABCiana para com o evento: Se muito, havia uns vinte professores e um ou dois alunos... Só para lembrar somos mais de 420 docentes e alguns milhares de discentes!  Portanto, numa analise bem superficial podemos dizer que: 1) todos estão muito bem informados e convictos de em quem votarão (hipótese da qual duvido muito); 2) Ninguém se importar!


Gostaria muito de acreditar que a segunda hipótese não é a verdadeira.  Contudo, nem sei como poderia negá-la.  Conversando com alguns amigos docentes: muitos estavam ocupados, tinham aulas para preparar ou lecionar, artigos científicos para ler e escrever, pesquisas para se dedicar.... Sempre há trabalho demais para fazer. Contudo, todos sempre têm trabalho demais para fazer, isso seria mesmo “JUSTIFICATIVA” para não estar presente no debate?


Acho curioso que todos sempre têm alguma critica em relação ao BC&T: de como é difícil, de como é trabalhoso, de como há tantas coisas erradas.  Então, chega o dia de ouvir aqueles que irão coordenar o BC&T pelos próximos anos, aqueles que poderão sanar ou, pelo menos, minimizar todas as mazelas desse tão ‘perverso’ sistema que antecede os cursos pós-BC&T. Porém, não havia quase ninguém lá para ouvir....


Sim, eu disse ‘perverso sistema que antecede os cursos pós-BC&T’ porque, afinal, todo aluno da UFABC é um aluno de Engenharia,  (outro) Bacharelado ou Licenciatura. O BC&T é apenas o ‘ciclo básico do mal’, a muralha que separa o ingênuo aluno do segundo grau de seu tão sonhado curso de verdade....  Sim, já ouvi alunos mencionarem desse jeito: Primeiro tem que fazer BC&T para depois poder fazer o curso de verdade! Então, concluímos: BC&T é um curso de mentira?!?


Faço criticas aqui, mas sou um hipócrita também. Hoje uma das chapas me abriu os olhos para isso. Se alguém me perguntasse: “Na UFABC, você é professor do quê?” Sem pensar duas vezes, eu responderia: “Sou professor da Física” Pobre BC&T que é o curso de Todos e, ao mesmo tempo, não pertence a Ninguém... Percebo isso agora e me entristeço com minhas atitudes.


O projeto pedagógico também é outro marginalizado. Na boca de todos, em qualquer discussão, a voz é erguida: “ISSO É CONTRA O PROJETO PEDAGÓGICO!” ou “ESTÃO TENTANDO MATAR O PROJETO PEDAGÓGICO!” Contudo, eu me pergunto: o projeto pedagógico já foi VIVO em alguém? Realmente, somos tão fiéis a ele ou o interpretamos tão bem como todos acham que o fazem... Muitos se vangloriam de colocá-lo em prática e são bastante perspicazes de apontar como ‘esse ou aquele’ não o segue... Contudo, sinceramente, quando foi a última vez que se discutiu abertamente aquele texto e tentou-se realmente reavivá-lo em nossas mentes? 


Somos uma Universidade em Consolidação e, diferente de muitas outras Universidades, temos um Projeto Pedagógico para nos direcionar. Porém, o que mais vejo é uma Universidade de rumo incerto lutando entre ser algo verdadeiramente novo e inovador ou apenas mais um pobre feudo, uma oligarquia mal copiada e executada do modelo rançoso de nossas tradicionalíssimas Universidades. Temo pelo que o futuro nos reserva, se quando devemos debater o futuro do que muitos chamam a mais preciosa “JÓIA” da UFABC, apenas a deixamos perder o seu brilho na poeira do esquecimento e descaso...


Não sei qual será o resultado das eleições que ocorrerão em dois dias, mas desejo que a chapa vencedora seja plena da Força de Vontade e Coragem para impor as mudanças necessárias que acabem com a apatia de muitos e coloque o BC&T no seu devido lugar com o seu devido valor.


Pelo menos, hoje, eu aprendi uma lição: Quando me perguntarem: “Na UFABC, do que você é professor?”. Eu tentarei com todo afinco responder: “Sou professor do BC&T!”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário